quarta-feira, 16 de março de 2011

Máscaras Naturais - "Naturebas"

Imagem do Gloogle

Fonte: Sandra Gomes - Esteticista da Estética Ortomolecular
Publicado em 06/10/04

Máscaras naturais: pele nova em casa
Sua pele anda cansada, sem viço, e nada de tempo para ir a um centro de estética dar uma revigorada? A solução para seu problema está em casa, na cozinha. Apelar para máscaras caseiras com produtos naturais (na foto, uma máscara de morango e lírios) é o ideal para quem quer recuperar a bela aparência sem gastar muito tempo ou dinheiro.
As receitas abaixo foram elaboradas pela esteticista Sandra Gomes, especializada em aromaterapia e celuloterapia. Ela misturou produtos naturais que fazem um efeito e tanto na pele.
- A máscara de hortelã possui propriedades adstringentes e todas as máscaras que levam albumina promovem um mini-lifting no rosto. Já a de rosas e a de jasmin são refrescantes e atenuam olheiras - conta ela, que tem entre suas clientes a atriz Letícia Spiller.
Pele nova em 20 minutos
Segundo Sandra, o ideal é aplicar as máscaras à noite, para a pele amanhecer bem descansada.
- Deve-se passar um demaquilante, usar a máscara e deixá-la agindo por 20 minutos. Então, pode-se retirar com água corrente ou soro fisiológico gelado. Depois de secar bem a pele, é só aplicar um filtro solar e pronto - explica a esteticista.
Depois de preparada, a máscara deve ser conservada em geladeira por até 24 horas. Passado esse tempo, nada de usar novamente. - Após esse período, a mistura perde as propriedades de seus nutrientes - esclarece Sandra, lembrando que o ritual deve ser feito duas vezes por semana.
Máscara de hortelã com albumina e mel
Indicada para peles oleosas, contém albumina (clara de ovos) que combate a flacidez da tez; e hortelã, que possui propriedades adstringentes, acalma e clareia manchas na pele.
Ingredientes: 1/2 molho de hortelã, 1 clara batida em neve, 1/2 folha de gelatina incolor, 2 colheres café de mel e 3 colheres de água fervendo.
Modo de fazer: Dissolva a gelatina na água fervendo e leve ao liquidificador.Acrescente a hortelã e bata. Misture gentilmente o mel e leve à geladeira. Na hora de aplicar, acrescente a clara.

Máscara de morango e lírios
Indicada para peles normais. O morango, fruta rica em vitamina C, A e B2, hidrata e rejuvenesce. As folhas de lírios absorvem a oleosidade da pele.
Ingredientes: 4 morangos, 1 clara batida em neve, folhas de lírio.
Modo de fazer: Bata o morango no liquidificador com 1 colher de chá de água e acrescente delicadamente a clara batida em neve. Aplique a máscara gelada. Coloque as folhas de lírio em cima do nariz, queixo e bochechas, onde ficam focos de gordura. Eles vão puxar a oleosidade e deixar a pele aveludada e com brilho. A albumina presente na clara dá firmeza à pele.

Máscara de rosas
Devolve brilho e vida à pele. A compressa gelada ameniza olheiras e dá brilho, sendo ótima para antes da maquiagem.
Ingredientes: Pétalas de 2 rosas brancas, água filtrada.
Modo de fazer: Coloque as pétalas de 2 rosas brancas em infusão, abafe e deixe esfriar. Leve a água de rosas à geladeira e use no dia seguinte com compressas de algodão sobre o rosto.

Máscara de jasmim e camomila
Refresca a pele e acalma o rosto avermelhado, devolvendo brilho e vitalidade.
Ingredientes - Jasmins, camomila e água filtrada
Modo de fazer - Coloque as flores e erva em infusão e depois leve à geladeira de um dia para o outro. Umedeça pedaços de algodão e passe no rosto. A infusão devolve vitalidade e brilho a pele.
Imagens do Gloogle


Esfoliantes de açúcar

Uma receita é a mistura de 5 colheres (sopa) de açúcar com 5 colheres(sopa) de óleo de amêndoas. Depois de misturados os dois ingredientes é só aplicar na pele com a ponta dos dedos, cuidadosamente, fazendo movimentos circulares. Esta receita de esfoliante caseiro pode ser aplicada em todo o corpo na hora do banho. Utilizando-a duas ou três vezes por semana.

Outra receita de resulta da mistura de uma colher (sopa) de açúcar cristal com uma colher (sopa) de mel. Depois de misturados, deve-se espalhar levemente pelo rosto com movimentos circulares e retirar com água abundante. Este esfoliante é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendado para peles sensíveis já que pode causar vermelhidão.

Esfoliantes de aveia

Misture duas colheres (sopa) de aveia em flocos com duas colheres de mel. Passe em todo o rosto e faça movimentos circulares. Em seguida, retire com água. Este esfoliante caseiro é mais suave, sendo assim recomendado para peles mais sensíveis, pois a aveia ajuda a nutrir a pele.

Outra receita de esfoliante caseiro de aveia é a mesma com um pouquinho de loção facial ou chá de erva-cidreira. Feita uma mistura homogênea desses ingredientes é só aplicar no rosto, pescoço e colo com movimentos circulares leves para não machucar a pele, em média de 2 a 3 minutos. Em seguida enxágüe o rosto com bastante água. Essa receita esfoliante é mais indicada para peles normais e secas.

Esfoliante de Fubá

Misture o fubá e o mel, até criarem consistência e ficarem homogêneos. Depois é só aplicar, massageando com movimentos circulares, deixando agir por 5 minutos. Depois lave o rosto com leite.

Esfoliante de abacaxi

Se a sua pele é oleosa você pode fazer um esfoliante com casca do abacaxi e com água batidos no liquidificador. A enzima do abacaxi é clareadora e melhora a oleosidade da pele. Aplique essa mistura homogênea no rosto, pescoço e colo com movimentos circulares leves para não machucar a pele, por volta de 2 a 3 minutos. Para finalizar enxaguar com bastante água.

Depois de feita a esfoliação de sua escolha ou os seus cuidados diários, recomenda-se o uso de um hidratante com filtro solar. Se a pele for oleosa, é preferível que o hidratante seja em gel.
Para evitar o ressecamento da pele lave o rosto com sabonete, passe um tônico facial e use hidratante e filtro solar todos os dias. Para os homens esses cuidados auxiliam na hora do barbear.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...