sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Floral de Minas

Ficus Ficus carica L.
·                                 Nome Popular:
Figueira
·                                 Família Botânica:
Moraceae
·                                 Qualidades Resumidas:
Para aquelas pessoas indecisas em suas escolhas, que ficam oscilando entre as possibilidades por um tempo muito longo e que, quando decidem, podem ainda assim se arrependerem, por falta de convicção. Apresentam mudanças repentinas de humor e são psiquicamente muito influenciáveis pelas alterações climáticas. A essência floral ajuda a tirar as “nuvens” da personalidade, acendendo uma luz interna, que emite raios de equilíbrio e serenidade, amparando a pessoa em sua fragilidade.Ficus é indicada como um coadjuvante no tratamento de distúrbios psicossomáticos, dores internas, enxaquecas, enjoos, vertigens e nos distúrbios menstruais. A essência floral traz clareza mental e estabilidade psíquica.


Basilicum Ocimum basilicum L.

·                                 Nome Popular:
Manjericão
·                                 Família Botânica:
Lamiaceae
·                                 Qualidades Resumidas:
Para as personalidades fortes que eventualmente podem ser acometidas por crises de inadequação e dúvidas sobre a própria capacidade. Para os sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir os deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais. Útil nos estados depressivos resultantes do excesso de trabalho ou de grandes exigências mentais. Coadjuvante nas dores de origem nervosa, na histeria, nos problemas gerais da sexualidade, nos casos de confusão mental, nos quadros neuróticos e psicóticos. Esta essênciafloral desperta na mente os conceitos de adequação e harmonia, imbuindo-nos de poder moral e espiritual, preparando-nos para a superação, a conquista, o progresso, a vitória e o triunfo final nas diversas experiências ao longo da nossa gloriosa jornada de crescimento na luz.




Incensus Tetradenia riparia (Hochst.) Codd.

·                                 Nome Popular:
Pluma-de-névoa
·                                 Família Botânica:
Lamiaceae
·                                 Qualidades Resumidas:
A essência floral Incensus ajuda no despertar da consciência para a realidade espiritual dentro da existência cotidiana, dando chance à personalidade de aprofundar-se na totalidade da experiência religiosa e mística. Incensus “impregna” o indivíduo com um veículo imaterial etérico, uma espécie de “nuvem aromática” invisível e contagiante, com efeitos positivos sobre a percepção e a atividade mística, artística e espiritual.




Lacrima Hedychium flavescens Carlym

·                                 Nome Popular:
Lírio-do-brejo
·                                 Família Botânica:
Zingiberaceae
·                                 Qualidades Resumidas:
Para a purificação dos corpos mais sutis do indivíduo, favorecendo a capacidade de manter o contato com ideias benevolentes e sentimentos nobres. Para aquele que acredita necessitar de limpeza em suas atitudes espirituais. Apropriada para os estágios de decaída, em que o caminhante espiritual (“discípulo”) se sente conturbado e frágil diante de sua própria natureza, que se lhe revela obscura e torpe. A essência floral traz a pessoa para um estado mais meditativo e de introversão, ajustando uma sintonia refinada de vigília com relação às próprias atitudes morais e espirituais. Lacrima facilita o contato com os elementos ocultos da natureza, com os aspectos subjetivos e intrínsecos da realidade, quando isto faz parte do propósito da alma em sua senda de crescimento evolutivo. Lacrima auxilia a elevação da mente na direção do belo, do bom, do sagrado e divino.


 

Melindre Asparagus officinalis L.

·                                 Nome Popular:
Melindro
·                                 Família Botânica:
Liliaceae
·                                 Qualidades Resumidas:
Ajuda no despertar para as “coincidências” do dia-a-dia, trazendo a convicção de que existe um sentido inequívoco para os acontecimentos, principalmente aqueles inesperados, inusitados, os quais compõem uma orquestração finalista e evolutiva na marcha do destino individual. Colabora para aplacar a tensão e o nervosismo residuais, os quais aparecem quando a personalidade se encontra “perdida” e “afastada” da corrente evolutiva. A essência floral visa aprimorar os níveis de sensibilidade ao detalhe e ao pormenor, refinando a interação da pessoa com o meio ambiente e com os eventos, abrindo os canais sutis de percepção. É uma essência floral que aguça o “faro” espiritual para a percepção da unicidade e oportunidade ímpar do momento. Melindre “trabalha” o conteúdo de recusa e fuga em vivenciar o presente.




Fitoterapia – Cáscara sagrada: laxante, tônico e desintoxicante

por Silberto Azevedo


Nome Botânico:
Rhammus purshiana D.C.
Sinonímia:
Cáscara amarga, cáscara. 
Família: Rhamnaceae 
Parte utilizada:
Tronco e talos da planta envelhecidos. 
Histórico e curiosidades:
As cascas devem ser retiradas do tronco desta árvore na primavera e verão. Devido a explosão indiscriminada pelos colonizadores durante o último século, o número de árvores nativas foi reduzido drasticamente. A planta fresca é tóxica.

Ecologia:
Nativa da região americana do Oceano Pacífico, a Cáscara sagrada é encontrada do norte dos Estados Unidos até a Colômbia. Essa planta começou a ser utilizada pelos índios da América antes da colonização no século XVI como purgativa e tônica chegando somente no final do século XIX na Europa. 
Constituintes:
Compostos antraquinônicos 6-9% (livres: ácidos crisofânico, emodol e alo emodina-antrona; C-Heterosídeos: cascarosídeos A, B, C e D, glicapiranosídeos de aloína e crisofanol; O-Heterosídeos: derivados da emodina, emodina entrona); Outros: taninos, sais minerais, ramnol, ácidos graxos, glicose. 
Ações:
Laxante, tônico e desintoxicante. 
Propriedades Farmacológicas:
O efeito laxante se deve à concentração de antraquinonas. Os cascarosídeos A e B são responsáveis pelo aumento do peristaltismo no intestino grosso, aumentando, pelo contato, o fluxo intestinal de eletrólitos e água. 
Precauções e contra indicações
Uso prolongado, doses maiores que indicadas, pode ocorrer maior sensibilidade individual a droga, podem determinar espasmos e dores cólicas. Salvo em prescrições específicas não se recomenda a administração da cáscara a gestantes, lactantes e crianças menores que 12 anos. É também desaconselhável o uso em pacientes com úlcera péptica, esofagite, hemorróidas, insuficiência hepática renal ou cardíaca, tratamentos com cardiotônicos, inflamações intestinais e uterinas, cistite. 
Reações adversas
Em tratamentos prolongados, observa-se sintomas como irritabilidade, constipação e nefrite. Doses excessivas ou seu uso em pessoa com maior sensibilidade à droga, pode produzir cólicas intestinais e vômitos. 
Utilização:
Extrato seco (5:1): 50 a 100mg/dia, 1 a 2 vezes ao dia;
Extrato fluido (1:1): 25-50 gotas diárias;
Tintura (1:5): 1-10mL/dia como laxante e como purgativo 15-25mL/dia;
Pó (ou extrato seco com 0,5%): 250-750mg/dia como laxante e 1-2g/dia como purgativo;
Decocção (2,5%): como laxante se emprega 50-100ml/dia. Como purgativo 200ml/dia. 
Consideração farmacêutica
A dose recomendada é a mínima para que se produza o efeito. Deve-se começar o tratamento com doses baixas e aumentá-las em caso de necessidade.
Não se deve prolongar o tratamento por mais de uma semana, sem o devido controle médico.
Recomenda-se o uso à noite pois o efeito é produzido por cerca dez horas após a ingestão. Em caso de necessidade pode-se repetir a dose pela manhã seguinte. 

Fontes: 
FERREIRA, A. O.; Guia Prático da Farmácia Magistral. São Paulo: Pharmabooks, 2008. 
CARVALHO, J. C. T.; Formulário Médico-Farmacêutico de fitoterapia. São Paulo, 2005. 
(acesso em 27/01/2009)

http://www.lemnisfarmacia.com.br/fitoterapia-%E2%80%93-cascara-sagrada-laxante-tonico-e-desintoxicante/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...