segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Os Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água - 20MMN





Era uma mulher casada, mas que se dava muito mal com o marido, porque não trabalhavanem tinha ordem no governo da casa; começava uma coisa e logo passava para outra, tudoficava em meio, de sorte que quando o marido vinha para casa nem tinha o jantar feito, e ànoite nem água para os pés nem a cama arranjada. As coisas foram assim, até que o homemlhe pôs as mãos e ia-a tosando, e ela a passar muito má vida. A mulher andava triste por ohomem lhe bater, e tinha uma vizinha a quem se foi queixar, a qual era velha e se dizia que asfados a ajudavam. Chamavam-lhe a Tia Verde-Água:– Ai, Tia! vocemecê é que me podia valer nesta aflição.– Pois sim, filha; eu tenho dez anõezinhos muito arranjadores, e mando-tos para tua casa parate ajudarem.E a velha começou a explicar-lhe o que devia fazer para que os dez anõezinhos a ajudassem;que quando pela manha se levantasse fizesse logo a cama, em seguida acendesse o lume,depois enchesse o cântaro de água, varresse a casa, aponteasse a roupa, e no intervalo emque cozinhasse o jantar fosse dobando as suas meadas, até o marido chegar. Foi-lhe assimindicando o que havia de fazer, que em tudo isto seria ajudada sem ela o sentir pelos dezanõezinhos. A mulher assim o fez, e se bem o fez melhor lhe saiu. logo à boca da noite foi acasa da Tia Verde-Água agradecer-lhe o ter-lhe mandado os dez anõezinhos, que ela não viunem sentiu, mas porque o trabalho correu-lhe como por encanto. Foram-se assim passando ascoisas, e o marido estava pasmado por ver a mulher tornar-se tão arranjadeira e limposa; aofim de oito dias ele não se teve que não lhe dissesse como ela estava outra mulher, e queassim viveriam como Deus com os anjos. A mulher contente por se ver agora feliz, e mesmoporque a féria chegava para mais, vai a casa da Tia Verde-Água agradecer-lhe o favor que lhefez:– Ai, minha Tia, os seus dez anõezinhos fizeram-me um servição; trago agora tudo arranjado, eo meu homem anda muito meu amigo. O que lhe eu pedia agora é que mos deixasse lá ficar.A velha respondeu-lhe:– Deixo, deixo. Pois tu ainda não viste os dez anõezinhos?– Ainda não; o que eu queria era vê-los.– Não sejas tola; se tu queres vê-los olha para as tuas mãos,
e os teus dedos é que são os dezanõezinhos.A mulher compreendeu a causa,
e foi para casa satisfeita consigo por saber como é que se faz luzir o trabalho.

* * *


-


--





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...